Conheça o novo Seat Ibiza ao mais ínfimo detalhe!
À primeira vista parece um… mini-Leon, mas o novo Seat Ibiza pretende muito mais que isso e será um passo gigante da marca espanhola na sua recuperação de vendas, quando for posto à venda, a partir de meados de Junho. Agora que o SUV Ateca vai de vento em popa, que o Leon foi renovado e que já se anuncia um novo SUV mais pequeno, o Arona – feito sobre a base deste Ibiza – ainda para este ano, a Seat atravessa uma fase de arrebatamento total!
Mas esta é uma renovação total que não passa só por um "design" refeito mas também por uma nova plataforma que levou a mudanças importantes nas dimensões exteriores e interiores. Este Ibiza parece um carro maior, apesar de ser… 2 mm mais curto (4,059 m) e 1 mm mais baixo (1,444 m). Mas está muito mais largo, com um aumento de 87 mm (1,780 m).
Isto significa um ganho significativo de habitabilidade em largura, em especial no banco traseiro para as situações em que é preciso levar três passageiros. Mas também à frente, pois os bancos são agora 42 mm mais largos. O aumento da distância entre eixos – confirma-se a informação que adiantámos hoje de manhã do crescimento em 95 mm – permite também que o espaço para as pernas dos passageiros de trás tenha crescido em 35 mm.
Assente na plataforma MQB A0 do Grupo VW, o novo Ibiza tem, segundo a Seat, um comportamento dinâmico ainda mais ágil que o da geração anterior. Não só pelo trabalho feito a nível das suspensões e chassis, mas até pela configuração do próprio carro: sendo bastante mais largo, permitiu que as vias também aumentassem, a da frente em 60 mm, a de trás em 48 mm, além do crescimento da distância entre eixos contribuir para maior estabilidade. Tudo isto ajuda no comportamento em curva, a que se junta um aumento da rigidez torsional em 30%.
Em termos de ajudas à condução, o novo Ibiza também recebe as mais recentes tecnologias, trazendo algumas delas ao segmento B. Sistema anti colisão Front Assist, assistência de tráfego, "cruise control" adaptativo, novos sensores de estacionamento, câmara de marcha-atrás ou acesso mãos-livres são algumas delas.
Com um "design" renovado e, julgamos, consensual em relação ao seu lado emocional e sedutor, o novo Seat Ibiza aparece como um avanço importante nesta gama história do construtor espanhol: lançado em 1984 – o primeiro Ibiza foi desenhado pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro e tinha um motor concebido em colaboração com a Porsche! –, as quatro gerações deste modelo já venderam mais de 5,4 milhões de unidades. Revelada hoje a quinta geração, segue-se a apresentação pública no início de Março no salão de Genebra e o arranque da comercialização em meados de Junho. Para prosseguir uma história de sucesso.